segunda-feira, 9 de julho de 2012

Deslocamento do 1º Escalão da F.E.B. para Vada

                 As atividades do 1º Escalão de Embarque iriam processar-se na área de Vada, então a 25 quilômetros da frente de batalha do Arno.
                  A tropa começou a deixar Tarquinia na noite de 18 e na de 20 a concentração em Vada estava concluída.
             Foi penosa e delicada a tarefa de deslocar para Vada o nosso contingente e ai instalá-lo. Foi um “teste” à capacidade de nosso Estado Maior e a perícia e resistência de nossos motoristas.
         Os acidentes havidos não deslustram a atuação dos elementos de comando e execução, antes a confirmam, porquanto, se analisados, quanto ao número e natureza, serão considerados normais em tais operações.
            O deslocamento para Vada foi realizado mediante a utilização exclusiva de nossos meios orgânicos, muitos deles recebidos alguma horas antes do início da operação.
                Ademais, a tropa ainda não estava habituada a percursos noturnos tão longos.
        Dirigindo carros com os quais ainda não se haviam acostumado, pois que seu recebimento havia sido recente, os nossos motoristas, ainda bisonhos em tráfego intenso e sujeito a “blackout”, certamente tiveram que cumprir afanosa e difícil missão.
               Ainda assim, saíram-se a contento.
            Instalara-se o 1º Escalão da 1ª D.I.E. no acampamento de Vada, com o objetivo de ultimar o seu adestramento para o combate.
               Disfarçava-se sob esplêndido parreiral o nosso acampamento.
               Mas, os cuidados que deveríamos manter dadas as vizinhanças da zona de combate, não eram poucos. O funcionamento de nossos Serviços, com a nova situação que exigia disciplina de luzes e de circulação, veio a ser encarado com espírito mais objetivo.
             As nossas necessidades passaram a ser satisfatoriamente atendidas, principalmente pela adoção do sistema das visitas diárias dos oficiais de ligação e chefes de serviço americanos.
       O recebimento de munição, gasolina e material já não era realizado pela P.B.S. Recebíamos esse provimento de Cecina, dos órgãos do V. Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário