TEXTO DO Gen Div ADHEMAR


 RELATIVO À PARTICIPAÇÃO DA FEB NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



            Convidado pelo Sr Antônio Ernesto Viana Soares a contribuir com uma visão sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, atendi entusiasmado à solicitação, considerando o valor e o impacto que um livro, como o Diário da Segunda Guerra Mundial de Edson Dias Soares, gera sobre um público leitor ávido de passagens reais, cujos personagens foram brasileiros que acorreram ao chamado do dever.

            Sobre o tema já se dispõe de expressiva literatura, motivo pelo qual, pretendo, brevemente, enfocar aquela participação no maior conflito bélico já presenciado, sob a ótica da comunicação.

            Primeiro, vamos imaginar o que a comunidade internacional daquela época poderia esperar do envolvimento de um país periférico e ator não destacado, que obteria, em curto espaço de tempo, um salto qualitativo em organização e treinamento, o qual lhe permitiria lutar com honra e valor, ao lado de tropas experimentadas de outros países, em um teatro de operações de primeira ordem.  O efeito no cenário mundial, em termos de comunicação, significou uma projeção brasileira jamais vista até então, fazendo do Brasil um país com uma nova inserção internacional, em evidência na nascente Organização das Nações Unidas.

            Por outro lado, vamos analisar um outro aspecto da comunicação social. Que pilares sustentam o orgulho nacional? Onde o imaginário popular busca referências para moldar o comportamento desejável?. O legado de exemplos deixado pelos pracinhas constituiu-se em herança sólida, composta de princípios e atitudes que influenciaram, e continuam influenciando, as gerações posteriores. Desse ângulo, pode-se afirmar que os combatentes da Força Expedicionária Brasileira foram agentes da comunicação social, por transmitirem, individual e coletivamente, os melhores valores de que a Pátria poderia se orgulhar.

            Finalmente, é sempre importante reafirmar a relevância da participação brasileira como o parâmetro de superação do homem e da Nação, que desafiada, se comprometeu com sangue, na luta pela manutenção dos mais altos princípios democráticos.




Comentário Diário da Segunda Guerra

Prof. Mestre Ednilton Lopes Costa


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário